J-Beauty: Rotina de Beleza Japonesa
Quando a Shiseido abriu suas portas pela primeira vez em 1872, termos como "J-Beauty" não existiam. O que existia, no entanto, eram ingredientes antigos, como cogumelo reishi e óleo de camélia, que eram amplamente celebrados por nossos ancestrais como elementos essenciais em uma rotina tradicional de cuidados com a pele japonesa. Hoje, essas ervas e óleos tradicionais continuam sendo ingredientes cobiçados nos produtos de beleza japoneses.
Os modernos produtos de cuidados com a pele e beleza japoneses, agora popularmente conhecidos como J-Beauty, são o resultado de séculos de tradição japonesa e décadas de inovação moderna. O resultado é uma pele que não apenas suaviza e ilumina, mas também fortalece e protege. Aqui está o porquê de a J-Beauty ter se tornado um fenômeno global e como começar sua própria rotina de cuidados com a pele japonesa.
O que é J-Beauty?
J-Beauty é a abreviação de "Japanese Beauty" (Beleza Japonesa), um termo abrangente para produtos de cuidados com a pele e beleza japoneses que ganhou popularidade nos últimos anos. À medida que a indústria de cuidados com a pele começou a focar menos em uma pele com aparência artificialmente perfeita e mais em uma pele verdadeiramente saudável, os botânicos calmantes e os passos rituais da rotina de cuidados com a pele asiática tornaram-se essenciais em rotinas anti-acne ou antienvelhecimento.
Semelhante ao K-Beauty, que se origina dos cuidados com a pele coreanos, o foco do J-Beauty é dividido entre os produtos de beleza japoneses propriamente ditos e as etapas da rotina de beleza japonesa com as quais eles são aplicados. Uma rotina de cuidados com a pele japonesa é resumida em 4 passos que se concentram em suavizar e hidratar a pele.
Quais fatores definem a J-Beauty?
A J-Beauty infunde história e tradição com ciência moderna para criar uma rotina de cuidados com a pele única, eficaz tanto do ponto de vista histórico quanto clínico. Os fatores que especificamente definem o J-Beauty incluem a ênfase na pele, para a qual os produtos de beleza japoneses visam eliminar manchas, clarear manchas escuras, proporcionar hidratação ao longo do dia e proteger contra agressores ambientais, como os raios solares nocivos.
As origens dos cuidados com a pele japoneses remontam à era das gueixas, que desenvolveram uma rotina de cuidados simples com ingredientes de fácil acesso, como chá verde e óleo de camélia. À medida que as etapas da rotina original de beleza japonesa foram passadas de geração em geração, os entusiastas modernos de cuidados com a pele combinaram ingredientes autênticos com a ciência ocidental para estabelecer novos padrões para a indústria da beleza.
Passo 1: Preparar
Limpeza profunda e preparação da pele com produtos que removem impurezas e equilibram o pH, deixando a pele pronta para absorver os próximos tratamentos.
Passo 2: Defender
Aplicação de séruns que fortalecem a barreira natural da pele, defendendo contra agressores externos e prevenindo danos futuros.
Passo 3: Regenerar
Aplicação de tratamentos específicos para diferentes necessidades da pele, como linhas focadas em antienvelhecimento, lifting e firmeza, clareamento de manchas ou hidratação intensiva.
Passo 4: Proteger
Finalização com protetores solares que protegem a pele dos raios UV e outros agressores ambientais, garantindo uma pele saudável e luminosa ao longo do dia.