Mas afinal, o que é o Ácido Hialurônico?
O Ácido Hialurônico é um umectante — uma substância que retém a umidade — e é capaz de reter mais de mil vezes o seu peso em água. Esta substância é encontrada naturalmente em muitas áreas do corpo humano, incluindo a pele, olhos e líquido sinovial das articulações. É utilizado em produtos de beleza e cuidados com a pele é produzido principalmente por bactérias em laboratório por meio de um processo chamado biofermentação.
À medida que envelhecemos, a produção de substâncias-chave na pele, incluindo ácido hialurônico (junto com colágeno e elastina), diminui. Como resultado, nossa pele perde volume e hidratação.
“Naturalmente, o ácido hialurônico se decompõe muito rápido – leva menos de 24 horas dentro da pele.”
Explica Nathalie Broussard, diretora de comunicação científica da Shiseido.
“As enzimas chamadas hialuronidases ou o acúmulo de radicais livres são responsáveis por essa deterioração. Embora a pele possa reproduzi-lo todos os dias, a quantidade total de ácido hialurônico diminui gradualmente ao longo dos anos. Sem surpresa, a pele fica menos hidratada e começa a cair. É menos flexível e mais propensa ao aparecimento de rugas.”
É por isso que os cremes e séruns de ácido hialurônico são necessários para aumentar seus níveis naturais de AH e apoiar a pele à medida que ela muda ao longo do tempo. A desidratação é mais comum do que você imagina, e essa molécula de umidade é a chave para restaurar o equilíbrio mais uma vez.
Sua pele não precisa estar seca para estar desidratada. Mesmo peles oleosas e propensas a acne podem ser secretamente ressecadas – e, de fato, essa desidratação pode estar contribuindo para o excesso de sebo que você está vendo. Quando a pele está sedenta de umidade, as glândulas sebáceas podem entrar em ação, bombeando mais e mais sebo para deixar sua zona T brilhante e desequilibrada.
“A pele hidratada fica roliça, lisa e sem sinais de descamação na superfície”.
Diz a especialista em dermatologia estética e envelhecimento cutâneo, Dra. Daphné Thioly-Bensoussan.
“Quando está desidratada, parece papelão, é áspera e sem brilho. A falta de água deixa a pele menos elástica e ela não recupera
sua forma original tão rapidamente quando apertada. Parece desconfortável e puxa; você sente que precisa aplicar e reaplicar
o creme sem parar para encontrar alívio.”
Além disso, o Dr. Thioly-Bensoussan acrescenta: “A desidratação faz com que as linhas finas apareçam, e essas linhas podem se tornar permanentes se a pele não for reidratada a tempo”.
Quais são os benefícios do Ácido Hialurônico para a pele?
Agora que você sabe como a desidratação contribui para o envelhecimento – e como o ácido hialurônico pode ser hidratante – você pode adivinhar alguns dos principais benefícios de usar essa molécula superpotente em sua pele. Mas vai além da hidratação. Como você verá abaixo, o ácido hialurônico desempenha um papel vital no equilíbrio da sua tez e na manutenção da saúde de dentro para fora.
Posso usar Ácido Hialurônico todos os dias?
Sim, você pode usar ácido hialurônico o quanto quiser. Recomendamos torná-lo parte de seus regimes matinais e noturnos para aproveitar todos os benefícios. É completamente seguro (afinal, seu corpo também produz a molécula), então você não precisa se preocupar em aplicar 'demais'.
O Ácido Hialurônico pode ser usado com Vitamina C?
Se você quiser combinar o poder de preenchimento do ácido hialurônico com o aumento de brilho da vitamina C, você pode. Um dos benefícios adicionais do AH é que ele funciona bem quando combinado com outros ingredientes que trabalham duro. Então, se você gosta de ir para a cama com a WASO Yuzu-C Beauty Sleeping Mask para aumentar o brilho durante a noite, você ainda poderá colocar um pouco de ácido hialurônico por baixo.
Posso aplicar o Ácido Hialurônico ao redor dos olhos?
O ácido hialurônico é seguro para uso ao redor dos olhos, mas certifique-se de seguir as instruções do sérum ou creme de AH escolhido. Eles podem ter adicionado ingredientes que não são adequados para a área dos olhos, por isso é importante que você leia atentamente antes de aplicar o produto neste local delicado.
Como adicionar o Ácido Hialurônico à minha rotina de cuidados?
Nem todos os cuidados com a pele com ácido hialurônico são feitos da mesma forma, por isso é importante procurar cremes superalimentados onde o AH possa ser facilmente absorvido e mantenha um alto nível de umidade. A Shiseido foi a primeira empresa a produzir ácido hialurônico biotecnológico na indústria cosmética, e nosso uso da molécula continuou a evoluir ao longo de quase quatro décadas.
A Shiseido e o Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é um composto chave para a hidratação da pele. Encontra-se em grande quantidade na nossa própria pele e a sua principal propriedade é reter água numa percentagem equivalente a milhares de vezes o seu peso.
Foi descoberto no início do século 20 na Universidade de Columbia (Nova York), e em 1942 começou a ser usado para fins comerciais. Era então uma substância muito difícil de obter e também muito instável. Essa dificuldade tornou o custo de produção extremamente alto.
Depois de muitos anos trabalhando com um grande número de extratos botânicos em seu laboratório avançado, a Shiseido decidiu começar a usar a biotecnologia para emular sinteticamente algumas substâncias naturais, reproduzindo as mesmas condições da Natureza em laboratório. Até então esta técnica era utilizada apenas na área da medicina, alimentação, agricultura e outras áreas destinadas a melhorar a saúde e o bem-estar. Este passo dos cientistas da Shiseido deu origem a uma nova classe de tratamentos e trouxe uma mudança quantitativa nos tratamentos de cuidados com a pele.
A Shiseido tornou-se assim, na década de 1980, o primeiro laboratório cosmético a produzir ácido hialurónico por biotecnologia (ou seja, Ácido Bio-Hialurónico) o que marcou um marco único na história da cosmética, pois pela primeira vez este ácido pôde ser produzido em grandes quantidades , com uma estabilidade muito alta e com um custo de produção muito menor.
Graças a esta produção em larga escala e a esta redução nos custos de produção, a Shiseido é hoje um dos principais produtores mundiais de Ácido Bio-Hialurônico. Por isso, além de incluí-lo nas diferentes linhas de produtos, distribui para mais de 400 empresas do setor cosmético e farmacêutico em todo o mundo.
Semelhante ao ácido hialurônico natural encontrado no corpo humano, este ingrediente sintetizado no laboratório Shiseido contém uma quantidade extraordinária de água, e mantém a pele continuamente hidratada e a torna mais resistente à formação de rugas.
O ácido bio-hialurônico é uma molécula emulada sinteticamente por biotecnologia, a qual é capaz de reproduzir as mesmas condições da natureza em laboratório. Já o ácido hialurônico pode ser derivado de animais, bactérias ou plantas.
A Shiseido foi a pioneira em sua produção por biotecnologia, realizando um marco na história da cosmética e se tornando
um dos principais produtores em todo o mundo.